Programação e Robótica

No âmbito do projeto "Programação e Robótica no presente dos nossos alunos" apresentado este ano, 2016, ao concurso Ilídio Pinho, estamos a visitar as escolas do nosso agrupamento com o objetivo de introduzir os alunos a diversos temas relacionados com Programação e Robótica.
Vamos colocar aqui uma breve apresentação das várias atividades e uma lista das escolas visitadas, mas se quiser ter uma ideia mais completa, visite a nossa página no Facebook.


Lista de escolas visitadas:

Jardim de Infância de Arcos
Jardim de Infância de Esporões
Jardim de Infância de Fraião
Jardim de Infância de Lomar
Jardim de Infância de Nogueira
Jardim de Infância de Trandeiras
Escola Básica de Arcos (Turmas: A12, A34)
Escola Básica de Esporões (Turmas: E4, E23, E12)
Escola Básica de Fraião
Escola Básica de Lomar (Turmas: L3, L4A)
Escola Básica de Nogueira (Turmas: N34C, N4B)
Escola Básica de Trandeiras (Turmas: T124)


Para mostrarmos aos alunos do nosso agrupamento em que consiste a Programação e a Robótica, decidimos dividir a nossa apresentação em duas partes: uma teórica e uma prática. Na primeira parte, apresentamos um power-point em que eram explicados os conceitos básicos de Robótica, como o que é, as suas origens e o futuro. Entre estes temas, há a destacar as Três Leis da Robótica, que não são mais do que três princípios idealizados por Isaac Asimov a fim de os robôs poderem viver em harmonia com os humanos. São elas:
  • 1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  • 2ª Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a 1ª Lei.
  • 3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a 1ª ou 2ª Leis.
Depois da visualização do power-point, foram passados alguns vídeos relacionados com estes temas, como por exemplo futebol robótico, próteses robóticas, humanóides, entre outros.

A segunda parte (a parte prática), foi a que mais agradou aos alunos, pois envolvia usar e "brincar" com robôs "Mindstorms" da Lego. Ao longo das visitas que fizemos, os robôs que levamos para os alunos foram dois EV3, um montado em forma de cobra e outro a simular um jogo wacker. Para além destes, tivemos dois NXT (um a fazer de segue linha e um que se assemelhava a uma catapulta). Para finalizar e para que os robôs se adequassem à idade deles, levamos connosco o WeDo 2.0, também da Lego, o qual pode ser programado com um iPad através de uma interface de blocos. Os alunos puderam experimentar todos estes robôs e há uma forte possibilidade de termos encontrado alguns bons programadores!

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